segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Sabichões, escritores de um livro de contos...

Estes dias de Janeiro, estivemos muito ocupados, a descobrir a cultura da nossa freguesia de Gaula.

Sabem porquê?!!!

Os Sabichões, 3º e 4º anos, têm a oportunidade de participar na criação e  na publicação de um livro de contos, sobre a Ilha da Madeira, feito por alunos das bibliotecas das nossas escolas, em parceria com a Fundação Gil e com a editora 7 Dias &  Noites, Lda.


Recebemos a história a várias mãos, das escolas EB1/PE Camacha (Prof.ª Andreia Baptista) e EB1/PE Rochão (Prof.ª Paula Campos).
Demos largas à imaginação e já passámos o testemunho à escola EB1/PE Figueirinhas (Profª Rita Mendonça).

Vê lá como ficou o nosso texto de mão em mão:

Os alunos da Eb1/PE do Rochão terminaram assim o seu texto: "E lá foram os dois estudantes..."

Os Sabichões deram-lhe continuidade...
"E lá foram os dois estudantes, cansados da longa viagem, com as suas malas, rumo a casa dos pais de Rodrigo, que vivem na Achada de Cima, em Gaula. Apanharam o primeiro táxi ao pé da Igreja da Camacha.
  (Cátia, Laura Catarina, Catarina M., 3º Ano e Georgina, 4º Ano)
_ Bom dia! Vamos para Gaula. – disse Rodrigo ao motorista.
_ Pela estrada regional ou pela via rápida? – perguntou o motorista.
(Feliciano, Miguel, Lucas - 4º Ano)
_Ah, pela estrada regional, quero mostrar ao meu amigo, algumas plantas da floresta Laurissilva, como o til, o barbusano e o dragoeiro. – disse Rodrigo, ao apontar para um pombo-trocaz no beiral de uma casa de palha.
(Cíntia, José Pedro, 4º Ano)
Os pais do Rodrigo receberam Bernardo com enorme alegria. Desfizeram as malas, tomaram duche e almoçaram. Era chegada a altura, que Rodrigo tanto esperava: visitar a sua avozinha das histórias! Ele adorava passar os verões com sua avó, quando ela amassava pão e bolos do caco, descascava os vimes, tocava braguinha, contava as lendas e bordava a tela.
(Marisa, Soraia e Sérgio - 3º Ano)
Quando chegaram à casa da avó de Rodrigo, esta tinha saído para ir à missa, na Igreja de Nossa Senhora da Graça, mas deixara-lhes em cima da mesa uma pequena merenda, com o bolo de milho, cozido em folha de couve, requeijão e leite de cabra fresco, típicos da terra.
 (Cíntia, José Pedro, Raquel e Catarina, 4º Ano)
_Anda, vamos ver o tear da minha avó! -disse Rodrigo após o lanche.
De repente, sem querer, Bernardo tropeçou num alçapão, escondido debaixo de um tapete de retalhos.
 (Tiago, Laura B. - 4º Ano)
_ Rodrigo, vem ver! – disse Bernardo, levantando o alçapão.
Entraram num pequeno túnel de calçada, cheio de teias de aranhas, que dava acesso a uma pequena biblioteca, cheia de livros sobre a freguesia de Gaula. Bernardo nem queria acreditar!
(Laura B., Raquel, Catarina, Tatiana - 4º Ano)
Rodrigo folheou o primeiro livro que encontrou. Era um livro de poemas do Padre Alfredo Vieira de Freitas, conhecido da terra. Bernardo puxou da estante um livro grosso, quase desfeito, pelo tempo e pelo caruncho. E, quando ele abriu o livro, zás!
_ Eu sou Lançarote Teixeira, filho de Tristão Vaz, o Amadis de Gaula! O melhor cavaleiro de Gaula!
_ Quem? -perguntou Bernardo, assustado!
Um estranho holograma falante! Mas, a imagem foi desaparecendo, sem deixar rasto. Rodrigo, então lembrou-se de visitar, o grande professor e poeta da freguesia, Dr. Clemente Tavares, ele saberia explicar. Passaram uma longa tarde com conversas de séculos.
(Laura B., Raquel, Catarina, Tatiana - 4º Ano)
Pela vereda, no regresso a casa, passaram pelo famoso muro da Lenda das Amoras. Rodrigo recontou a Bernardo a lenda, que sua avó, tantas vezes, lhe contara. Riram-se muito, pelo caminho, porque o muro estava cheio de melros pretos a beliscar as amoras! Pensavam: ah, coitado do Manuel d’Amora!
(Marisa, Soraia e Sérgio - 3º Ano)
No dia seguinte…"

Passámos a história à EB1/PE Figueirinhas, que vai passar à EB1/PE Terça de Cima, para concluir a escrita.
Em seguida, os alunos da EB1/PE Assomada, EB1/PE Vargem, EB1/PE Nogueira e EB1/PE Santa Cruz vão ilustrar o conto. 
Esperemos que, antes do ano lectivo acabar, possas pedir aos teus pais, para comprar o livro da  história, que ajudaste a escrever e/ou que os alunos da biblioteca da tua escola participaram.



sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Concurso Confecção de Eco-Postais!

No âmbito das comemorações natalícias, a biblioteca da nossa escola, sugeriu a promoção de um concurso de postais, dirigido aos pais e aos alunos, cuja confecção fosse baseada em materiais recicláveis e/ou desperdícios.
Este concurso decorreu durante o mês de Novembro.
Após o término do prazo de participação, os postais estiveram em exposição, para votação do postal, que melhor respeitasse as regras de particpação, pela comunidade escolar.
Esta iniciativa contou com mais de 70% de alunos participantes.
Foram vencedores os seguintes alunos e seus pais:
1º Prémio: Lara Mariana, do 2º Ano - Postal nº11;
2º Prémio:  Leandro, do 3º ano -  Postal nº 52;
3º Prémio: Juliana, do 2º Ano - Postal nº 65.
Muitos Parabéns!



 A todos um muito obrigada e espero que tenhas votado!

Nuno Morna traz o Natal da Madeira...

No passado dia 10 de Dezembro, pelas 11 horas, os alunos do 1º ciclo,  receberam  o actor, escritor e apresentador Nuno Morna, que apresentou dois livros infantis, escritos por sua mãe, Maria Aurora Carvalho Homem, alusivos às tradições natalícias madeirenses.


 O Anjo Tobias e a Rochinha de Natal
Uma Escadinha para o Menino Jesus

Nuno Morna explicou às nossas crianças, que sua mãe, vivia intensamente o Natal. Adorava as nossas tradições: a matança do porco, as rochinhas de Natal (presépios gigantes), as searinhas, as manhãs-de-Páscoa, as lapinhas, as missas do Parto, a missa do Galo, os licores e as broas, as romagens, entre muitas outras tradições típicas da nossa terra.
Confidenciou-nos também que sua mãe dava os seus livros antes de publicar aos seus filhos para que lessem e ajudassem-na a rever o que escrevera.

Esta acção visou divulgar a literatura infantil madeirense, promover e criar hábitos de leitura nas crianças, bem como dar a conhecer a vida e obra da escritora, jornalista e animadora cultural.
 A sessão de contos contou com a colaboração da Casa do Povo de Gaula e da nossa escola para a sua realização.

Intercâmbio de Postais de Natal

Com o aproximar da época natalícia, os alunos da nossa biblioteca preparam um pequeno postal, para enviar a novos amigos, de outras escolas da Madeira, baseados no conto Uma Escadinha para o Menino Jesus, de Maria Aurora Homem.

Os Anões fizeram pinheirinhos de Natal, como enfeites, para oferecer aos novos amiguinhos, para colocarem na sua àrvore de Natal.


Os Heróis e os Sabichões fizeram lindas searinhas para os amigos enfeitarem a sua árvore de Natal e/ou lapinha.








As nossas crianças receberam lindos postais!Estimaram muito e levaram para casa todos contentes.

Muito obrigada aos  novos amiguinhos das escolas EB1/PE Areeiro, EB1/PE Lombada, EB1/PE Palheiro Ferreiro e EB1/PE Achada, no Funchal.

Anões & Fantoches

No âmbito das comemorações do hastear da IXª Bandeira Verde, Anões descobrem o conto Loma, lobo-marinho, de Maria Aurora Homem, com seus melhores amigos, os fantoches.