segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Sabichões, escritores de um livro de contos...

Estes dias de Janeiro, estivemos muito ocupados, a descobrir a cultura da nossa freguesia de Gaula.

Sabem porquê?!!!

Os Sabichões, 3º e 4º anos, têm a oportunidade de participar na criação e  na publicação de um livro de contos, sobre a Ilha da Madeira, feito por alunos das bibliotecas das nossas escolas, em parceria com a Fundação Gil e com a editora 7 Dias &  Noites, Lda.


Recebemos a história a várias mãos, das escolas EB1/PE Camacha (Prof.ª Andreia Baptista) e EB1/PE Rochão (Prof.ª Paula Campos).
Demos largas à imaginação e já passámos o testemunho à escola EB1/PE Figueirinhas (Profª Rita Mendonça).

Vê lá como ficou o nosso texto de mão em mão:

Os alunos da Eb1/PE do Rochão terminaram assim o seu texto: "E lá foram os dois estudantes..."

Os Sabichões deram-lhe continuidade...
"E lá foram os dois estudantes, cansados da longa viagem, com as suas malas, rumo a casa dos pais de Rodrigo, que vivem na Achada de Cima, em Gaula. Apanharam o primeiro táxi ao pé da Igreja da Camacha.
  (Cátia, Laura Catarina, Catarina M., 3º Ano e Georgina, 4º Ano)
_ Bom dia! Vamos para Gaula. – disse Rodrigo ao motorista.
_ Pela estrada regional ou pela via rápida? – perguntou o motorista.
(Feliciano, Miguel, Lucas - 4º Ano)
_Ah, pela estrada regional, quero mostrar ao meu amigo, algumas plantas da floresta Laurissilva, como o til, o barbusano e o dragoeiro. – disse Rodrigo, ao apontar para um pombo-trocaz no beiral de uma casa de palha.
(Cíntia, José Pedro, 4º Ano)
Os pais do Rodrigo receberam Bernardo com enorme alegria. Desfizeram as malas, tomaram duche e almoçaram. Era chegada a altura, que Rodrigo tanto esperava: visitar a sua avozinha das histórias! Ele adorava passar os verões com sua avó, quando ela amassava pão e bolos do caco, descascava os vimes, tocava braguinha, contava as lendas e bordava a tela.
(Marisa, Soraia e Sérgio - 3º Ano)
Quando chegaram à casa da avó de Rodrigo, esta tinha saído para ir à missa, na Igreja de Nossa Senhora da Graça, mas deixara-lhes em cima da mesa uma pequena merenda, com o bolo de milho, cozido em folha de couve, requeijão e leite de cabra fresco, típicos da terra.
 (Cíntia, José Pedro, Raquel e Catarina, 4º Ano)
_Anda, vamos ver o tear da minha avó! -disse Rodrigo após o lanche.
De repente, sem querer, Bernardo tropeçou num alçapão, escondido debaixo de um tapete de retalhos.
 (Tiago, Laura B. - 4º Ano)
_ Rodrigo, vem ver! – disse Bernardo, levantando o alçapão.
Entraram num pequeno túnel de calçada, cheio de teias de aranhas, que dava acesso a uma pequena biblioteca, cheia de livros sobre a freguesia de Gaula. Bernardo nem queria acreditar!
(Laura B., Raquel, Catarina, Tatiana - 4º Ano)
Rodrigo folheou o primeiro livro que encontrou. Era um livro de poemas do Padre Alfredo Vieira de Freitas, conhecido da terra. Bernardo puxou da estante um livro grosso, quase desfeito, pelo tempo e pelo caruncho. E, quando ele abriu o livro, zás!
_ Eu sou Lançarote Teixeira, filho de Tristão Vaz, o Amadis de Gaula! O melhor cavaleiro de Gaula!
_ Quem? -perguntou Bernardo, assustado!
Um estranho holograma falante! Mas, a imagem foi desaparecendo, sem deixar rasto. Rodrigo, então lembrou-se de visitar, o grande professor e poeta da freguesia, Dr. Clemente Tavares, ele saberia explicar. Passaram uma longa tarde com conversas de séculos.
(Laura B., Raquel, Catarina, Tatiana - 4º Ano)
Pela vereda, no regresso a casa, passaram pelo famoso muro da Lenda das Amoras. Rodrigo recontou a Bernardo a lenda, que sua avó, tantas vezes, lhe contara. Riram-se muito, pelo caminho, porque o muro estava cheio de melros pretos a beliscar as amoras! Pensavam: ah, coitado do Manuel d’Amora!
(Marisa, Soraia e Sérgio - 3º Ano)
No dia seguinte…"

Passámos a história à EB1/PE Figueirinhas, que vai passar à EB1/PE Terça de Cima, para concluir a escrita.
Em seguida, os alunos da EB1/PE Assomada, EB1/PE Vargem, EB1/PE Nogueira e EB1/PE Santa Cruz vão ilustrar o conto. 
Esperemos que, antes do ano lectivo acabar, possas pedir aos teus pais, para comprar o livro da  história, que ajudaste a escrever e/ou que os alunos da biblioteca da tua escola participaram.



Sem comentários: