segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Uma Aventura... Literária 2011!

Entrámos, em Janeiro, a descobrir o mundo da escrita!

Começámos por participar no concurso "Uma Aventura...Literária 2011" da Ed. Caminho.

Os alunos do 1º e 2º anos participaram, na modalidade de desenho a preto e branco, a partir do conto A Gata Gatilde, de Ana Magalhães e Isabel Alçada.

 
Ora vê os trabalhos seleccionados para o concurso:

Carlos Aberto, 1º Ano

Lara Mariana, 2º Ano

Francisca, 1º Ano

Sara, 1º Ano

Ana Silva, 2º Ano

Margarida, 2º Ano


Os 3º e 4º Anos, no Clube de Teatro, estiveram envolvidos numa tarefa bem mais árdua.

Isto de representar com fatos e/ou fantoches é muito divertido.
Já escrever uma peça de teatro é bem mais complicado, sabiam?!!...
Estivemos, um mês, a descobrir o género dramático, as falas das personagens, a pontuação, as didáscalias, os adereços e os cenários precisos para realizar uma dramatização!!!
Pensávamos ser tão fácil, a Prof. Sandra já trazia tudo, era só ensaiar!
Mas, logo, vimos bem que não!!!

Escolhemos o capítulo  "Antárctida" do conto Uma Aventura Literária no alto mar, de Ana Magalhães e Isabel Alçada. Demos aso à imaginação.




Eis algumas das peças de teatro seleccionadas para o concurso:

CÁTIA, 3º ANO

Uma Aventura… Literária 2011”
Modalidade: TEATRO
Conto: “Antárctida” in Uma aventura no alto mar de Ana Magalhães e Isabel Alçada

Tipo: Representação.
Cenário: Papel cenário pintado de azul, com bolas de algodão, desenhado e pintado um urso polar, um pinguim, um iglo com um esquimó e uma baleia no mar ao fundo.
Personagens:
Narrador – Georgina;
Urso polar – Lucas;
Zé Luís – Tiago;
Chico – Miguel;
Luísa – Cátia;
Maria – Catarina M.
Pinguim – Bernarda


Adereços:
  • roupas quentes;
  • icebergue desenhado e pintado em cartão;
  • helicóptero desenhado e pintado em cartão;
  • lençol azul para fazer de mar;
  • batas de cientistas, óculos  e perucas espigadas para cientistas;
  • fato preto desabotado com camisa branca para fazer de pinguim;
  • roupa toda de branco, nariz preto com orelhas redondas brancas;
  • rádio comunicador e binóculos;
  • gruta com panos brancos;
  • barco grande desenhado e pintado em cartão.

Título: “A Antárctida!”

Narrador (Georgina):
_Era uma vez um grupo de amigos que estavam a explorar a Antárctida e perderam-se.
            Didascália: Entram em cena os amigos com ar de perdidos.
_ Uma menina chamada Luísa chama pelo rádio pelo helicóptero.
            Didascália: Menina Luísa finge que fala pelo rádio. Todos se mostram ansiosos e preocupados.
“Luísa (Cátia)”_Escuto, escuto! Estamos perdidos!
“Chico (Miguel)” _ E, agora, o que fazemos? Ninguém atende.
“Luísa (Cátia)”: _ Vou tentar outra vez. Didascália: Pega no rádio e diz.
                        _ Escuto, escuto! Estamos perdidos!
“Zé Luís (Tiago)”: _ Tive uma ideia! Vou ver pelos binóculos.
            Didascália: Coloca os binóculos e aponta!
                        _ Lá ao fundo há qualquer coisa!
“Maria (Catarina Mendonça)”: _ Rápido, vamos para lá! Cuidado para não caírem!
            Didascália: Fingem que andam de um lado até ao outro.
“Maria (Catarina Mendonça)”: _ Que lindo! É uma gruta! Acham que podemos entrar?
“Chico (Miguel)”: _ Penso que sim. Será que está alguém?
            Didascália: Fingem que entram na gruta.
Narrador (Georgina): _ Entraram e descobriram que era uma gruta dos cientistas.
“Zé Luís (Tiago) ” – Quem vem comigo? Eu vou explorar o gelo.
“Todos” (ao mesmo tempo): _ Quero ir! Quero ir!
“Luísa (Cátia)”: _ Vamos antes que comece uma tempestade!!! Se vier, temos que encontrar o caminho de regresso ao barco.
            Didascália: fingem que saem todos da gruta e andam à roda.
“Maria (Catarina Mendonça)”: _ Isto é tão lindo! Olha, Chico, um pinguim!
            Didascália: Entra o pinguim em cena. Chico tenta tocar no pinguim. Mas, assusta-se.
“Pinguim (Bernarda)”: _ Olá, eu chamo - me Gabriela. O que é que vocês estão aqui a fazer?
“Chico (Miguel)”: _ Tu falas, pinguim?
“Pinguim (Bernarda): _ Claro! Apresento-vos o meu amigo urso polar, Daniel.
            Didascália: O urso entra a correr, grande e forte e todos começam a gritar com medo.
Todos (ao mesmo tempo): _ Socorro! Socorro! Urso polar!
“Pinguim (Bernarda): _ Não tenham medo, ele é amigo!
“Urso polar Daniel (Lucas): _ Olá, eu sou o Daniel!
“Maria (Catarina Mendonça)”: _ Estamos perdidos! Não sabemos o caminho de regresso ao barco.
“Urso polar (Lucas)”: _ Eu levo-os lá! Não se preocupem.
“Narrador (Georgina)”: _ Depressa tudo ficou escuro e começou a nevar.
“Maria (Catarina Mendonça)”: _ Uma tempestade! Depressa, vamos para o barco!
“Luísa (Cátia)”: _ É lindo! Mas perigoso!
“Maria (Catarina Mendonça)”: _ Tenho medo! Vamos morrer!
            Didascália: começam a correr até ao barco.
“Narrador (Georgina)”: _ Fugiram, saltaram, correram à frente da tempestade até que conseguiram chegar ao barco com a ajuda do urso polar.
“Zé Luís (Tiago)”: _ Vamos antes que o barco se parta todo em mil pedaços!
            Didascália: Entra em cena o barco e ajoelha-se, todos começam a correr até ao barco.
“Luísa (Cátia)”: _ Obrigada, urso polar, meu amigo!
“Urso polar (Lucas)”: _ Voltem sempre!
“Narrador (Georgina)”:_ VITÓRIA, VITÓRIA, ACABOU-SE A HISTÓRIA!


GEORGINA, 4º ANO

Uma Aventura… Literária 2011”
Modalidade: TEATRO
Conto: “Antárctida” in Uma aventura no alto mar de Ana Magalhães e Isabel Alçada

Tipo: Representação.
Cenário: Papel cenário com desenho e pintura do gelo, com um iglo e mar.
Personagens:
Narrador – Catarina Mendonça;
Alunos – Carolina, Bernarda,Tiago, Lucas, Cátia, Catarina Nunes
Professora – Prof.ª Sandra (Clube de Teatro)
Barco – José Pedro e Élvio
Icebergue - Soraia
Marinheiros - Ricardo e André
Cientista – Mark
Cientista – Georgina
Pinguim falante – Micaella
Pinguim normal – Raquel
Adereços:
  • roupas quentes;
  • barco grande desenhado e pintado em cartão;
  • icebergue desenhado e pintado em cartão;
  • lençol azul para fazer de mar;
  • batas de cientistas e perucas espigadas para cientistas;
  • fatos pretos com pinta branca à frente para os pinguins;
  • um rádio comunicador;
  • Coletes salva-vidas;
  • mesa com biscoitos.

Título: “ Uma visita de estudo à Antárctida!”

Narrador (Catarina Mendonça):
            _ Certo dia, o 4º Ano da EB1/PE Dr. Clemente Tavares fez uma visita de estudo à         Antárctida.
            Didascália: Os alunos seguem a professora e entram no barco.
            _A professora acompanhou-os na viagem de barco.
            Didascália: Fingem que vomitam.
            _ Ficaram tão enjoados.
            _ Passados largos dias em alto mar, começam a avistar o gelo.
            Didascália: entra o gelo contra o barco que se divide em dois, mas ficam juntos.            Todos gritam por socorro!
“Carolina” – Ai, Ai, socorro! Socorro! Que barulho foi este?
“Bernarda” _ Não sei! Parece muito estranho!
Narrador (Catarina M.): _ E pum! O barco partiu-se ao meio.
“Tiago”: _ Deve ser uma baleia gigante que bateu contra o barco.
“Catarina Nunes” – Espera aí, disseste que o barco se partiu ao meio?!!
“Cátia”: _ Sim! Socorro! Socorro!
“Lucas”: _ Vamos morrer afogados! Depressa vistam os coletes salva-vidas.
            Didascália: O barco separa-se e afastam-se. Fingem que estão a nadar e tremem de frio.
“Carolina”: _ Oh, não! Já estamos a nadar. A água está tão fria!
“Bernarda”: _ Depressa, vamos nadar até terra.
Didascália: Levantam-se ao fingir que saem da água.
Narrador (Catarina Mendonça):
 _ Quando chegaram ao gelo, viram um iglo, onde se instalaram.
“Bernarda”: _ Ummmm! Mas que cheirinho tão agradável.
“Tiago”: _ Vejam estes biscoitos tão apetitosos.
            Didascália: Reúnem-se todos à volta dos biscoitos, esfomeados começam a comer.
Narrador (Catarina Mendonça): _ O iglo era dos cientistas que estavam a trabalhar na Antárctida.
            Didascália: De repente, ouvem um rádio a fazer barulho. Entra em cena dois cientistas.
“Cientista” (Mark): _ Escuto, por favor, queriam a vossa atenção.
                        _ Parabéns, conseguiram sobreviver!
                        _ São vocês que vinham em visita de estudo?
“Cátia”: _ Sim!Sim!                
“Cientista ( Mark)”: _ Tenho uma proposta para vos fazer.
“Lucas” : _ Diga lá! Diga lá!
“Cientista (Mark)”: _ Quem quer ir com a minha colega Georgina vai estudar os animais e comigo vamos estudar o permafrost, para descobrir as causas do degelo.
Narrador (Catarina Mendonça): _ Todos quiseram ir ver os animais. Vestiram os seus fatos quentes e saíram do iglo.
            Didascália: Fingem que saem para o gelo. Cientista Mark sai de cena.
“Cientista (Georgina)” : _ Vamos ver os pinguins.
            Didascália: Aproxima-se um pinguim que fala.
“Pinguim (Micaella)”: _ Olá, eu sou um pinguim muito especial, porque falo como as pessoas.
“Todos”: _ Uah!Uah!
“Pinguim (Micaella)” : _ Os pinguis como eu já morreram.
“Todos”: _ Que pena!
“Maria Luísa”: _ Não existe mais pinguis aqui?
“Pinguim (Micaella)” : _ Não, só eu e a pinguim Raquel, mas ela é uma pinguim normal.
            Didascália: A  pinguim Raquel está a beira do mar, nem se apercebe que falam dela.
“Cientista (Georgina)”: _ Vai anoitecer, vamos voltar para o iglo.
“Bernarda”: _ Adeus, pinguim que fala! Gostamos muito de te conhecer.
            Didascália: fingem que regressam ao iglo e os pinguins saem de cena.
“Narrador (Catarina Mendonça)”: _ O Cientista Mark já tinha chamado um helicóptero para salvar as crianças.
“Cientista (Mark”):Gostaram da visita?
“Tiago”: _ Sim! Vimos um pinguim que fala como nós!
“Cientista Mark”: _ tenho uma boa notícia para vocês.
“Lucas”: _ Qual? Vamos para casa?
“Cientista Mark”: _ Amanhã de manhã chegam os helicópteros.
“Meninas (todas juntas)”: _ Que bom!
“Cientista Georgina”: Agora toca a ir para a caminha!
            Didáscália: Saem todos de cena.
“Narrador (Catarina Mendonça)”: _ VITÓRIA, VITÓRIA, ACABOU-SE A HISTÓRIA!

BERNARDA, 4º ANO

Uma Aventura… Literária 2011”

Modalidade: TEATRO
Conto: “Antárctida” in Uma aventura no alto mar de Ana Magalhães e Isabel Alçada

Tipo: Representação.
Cenário: Pano grande azul, esferovite, cartão branco em forma de montanha e iglo.
Personagens:
Narrador – Laura Catarina;
Teresa – Laura;
Luísa – Raquel;
Tiago – Chico;
Miguel – Pedro;
João – Lucas;
Cientista – Carolina;
Sandra – Cátia;
Barco – Élvio e Ricardo;
Iglo – André e Soraia;
Ladrões -  Feliciano, Catarina, Cátia.

Adereços:
  • Agasalhos e roupas quentes;
  • Bata branca, óculos e peruca;
  • Barco desenhado e pintado;
  • Iglo desenhado e pintado;
  • Baú desenhado e pintado;
  • Corda para amarrar os amigos;
  • Rádio com som do helicóptero.


Título: “Uma aventura na Antárctida!”

Narrador (Laura Catarina):
_Num dia muito frio, chegava à Antárctida de barco um grupo de amigos que se perderam. Eram cinco amigos, que tinham partido à aventura. Vestiram as suas roupas muito quentes e saíram do barco. Ao longe viram uma cientista esquimó.
            Didascália: Entram em cena o barco. Fingem que vestem a roupa e apontam ao longe para a cientista que entra em cena.
Cientista Esquimó (Carolina): _ Sejam bem-vindos à Antárctida. Podem vir para minha casa, eu recebo-vos bem com o meu amigo.
Teresa (Bernarda): _ Muito obrigada, andávamos perdidos em alto mar.
            Didascália: Barco sai de cena. Fingem que andam até casa da cientista. Entra em cena o iglo.
Narrador (Laura Catarina): _ A cientista esquimó levou-os até casa, um grande iglo no meio do gelo.
Cientista Esquimó (Carolina): _ Entrem em minha casa, estejam à vontade.
Teresa (Bernarda) : _ Obrigada por nos receber.
Luísa (Raquel): _ A tua casa é muito quentinha.
Pedro (Miguel): _ O iglo tem aquecimento central! Eu sei porque sou engenhocas e percebo disso.
João (Lucas): _ É para ficarem mais confortáveis, já imaginaram como deve ser viver aqui!
Narrador (Laura Catarina):_ Começaram a despir os gorros e os casacos. Sentaram-se junto à lareira.
            Didascália: Fingem que tiram a roupa e sentam-se no chão.
Cientista Esquimó (Carolina):
_ Escuto! Escuto!
_ Estou a tentar falar pela rádio para chamar os helicópteros. Ninguém me ouve!
            Didascália: Pega no rádio e finge que fala.
Chico (Tiago) para o grupo: _ Agora vamos ter que esperar que nos venham buscar…
João (Lucas) : _ O barco já não tem combustível, não podemos regressar!
            Didascália: Ouvem uns passos do lado de fora do iglo.
Cientista (Mark): _ Olá, eu sou cientista como a cientista esquimó, fazemos experiências e estudamos os solos.
            Didascália: Finge que entra no iglo e senta-se à roda.
Luísa (Raquel): _ Experiências? Que fixe!
Cientista Esquimó (Carolina): _ Como não conseguimos comunicar, vamos sair para trabalhar, querem vir connosco?
Amigos (todos juntos): _ Claro que sim!
Cientista (Mark):_ Tudo bem, mas temos que preparar o equipamento.
            Didascália: Finge que vestem a roupa e colocam as mochilas.
Narrador (Laura Catarina): _ Saíram muito quentinhos e com roupas florescentes para serem bem vistos no gelo. Queriam muito ver os pinguins e os ursos polares. Andaram e andaram mas nunca viam nada…até que…
Luísa (Raquel): _ Chico, Chico, olha ali! Estão homens e mulheres a cavar buracos no gelo. Vestidos de preto, procuram alguma coisa, parecem ladrões!
            Didascália: Entram em cena os ladrões e fingem que estão a escavar o solo.
Chico (Tiago): _ Tem calma! Tem calma!
Cientista Esquimó (Carolina): _ Depois da montanha costuma estar ali uma colónia de pinguins. Venham comigo.
            Didascália: Os amigos vão com a cientista esquimó. Três amigos ficam para trás.
Teresa, Pedro e João (Laura, Miguel, Lucas): _ Ajudei-nos! Socorro! Socorro!
            Didascália: Os ladrões agarram-nos e arrastam-nos para fora de cena.
 Narrador (Laura Catarina): ­­ _ Os três amigos tinham sido raptados. Chico não tinha acreditado em Luísa, mas os amigos tinham desaparecido.
            Didascália: Os cientistas e os amigos param à procura dos amigos.
Chico (Tiago): _ Teeeresaaa, Peeeedro, Jooooãaaaaao, eles desapareceram!
Luísa (Raquel): _ Onde andam? O que lhes aconteceu? Se começa uma tempestade?
Cientista Esquimó (Carolina): _ Aqui quando alguém é raptado é porque querem algo em troca.
Cientista (Mark):_ Devem querer a prata perdida que encontrámos na gruta.
Luísa (Raquel): _ Por favor, são os nossos amigos, dêem-lhe a prata.
Cientista Esquimó (Carolina): _ Andávamos a estudar o permafrost quando encontramos uma gruta escondida, começou uma tempestade terrível, escondemo-nos na gruta.
Cientista (Mark): _ Aí descobrimos um baú com moedas de prata.
Cientista Esquimó (Carolina): _ Vamos a casa buscar o tesouro.
            Didascália: Fingem que andam até casa. Trazem o baú.
Narrador (Laura Catarina): _ Pelo caminho encontram os ladrões e os três amigos presos.
Ladrões (Feliciano, Cátia, Catarina) - ao mesmo tempo : _ Queremos a prata!
Luísa (Raquel): _ Soltem os nossos amigos!
            Didascália: Os cientistas dão o baú aos ladrões. Fogem e levam os amigos.
Chico (Tiago) e Cientista (Mark): _ Vamos atrás deles! Soltem os nossos amigos!
Narrador (Laura Catarina): _ Como eram pesados, os ladrões soltaram os amigos e fugiram. Mas, caíram num buraco do gelo e ficaram presos.
            Didascália: Os ladrões fingem que caiem à água, têm frio e estão presos.
Cientista (Mark) – junto dos ladrões:_ Agora vão presos por roubo!
Chico (Tiago): _ E por raptar os nossos amigos!
Luísa (Raquel): _ Ouçam, é o barulho de um helicóptero!
Cientista Esquimó (Carolina):_ Venham! Os helicópteros estão a chegar para vos levar a casa.
Cientista (Mark): _ E para levar os ladrões!
            Didascália: Saem todos de cena. Levam os ladrões a fingir que estão algemados.
Narrador (Laura Catarina): _ VITÓRIA, VITÓRIA, ACABOU-SE A HISTÓRIA!



Não paramos por aqui, estamos a participar em vários concursos:
"Prémio Maria Aurora 2011" , A melhor carta 2011", "Selvagens - 40 Anos".
Só temos a ganhar com isso ,porque cada vez que escrevemos mais, enriquecemos o nosso vocabulário e descobrimos novas formas de comunicar, dando vida às nossas leituras.
Boas leituras, amigos!

1 comentário:

Unknown disse...

este é um poema que expressa uma sutileza de informacoes,de forma muito clara, nitida , pode-se dizer que é um poema de grande revelacoes gramaticais,revelacoes essas de boa estrutura.

igor 2h