segunda-feira, 15 de julho de 2013

Projeto Recriar - Baú da Leitura Santa Cruz 2013

As escolas do concelho de Santa Cruz, participantes do projeto Baú da Leitura, lançaram aos seus alunos um desafio literário:  construir um livro físico e interativo a partir de uma das obras dos nossos baús e recomendadas pelas Metas Curriculares de Português.

Aos alunos do 3º ano, da nossa escola, coube construir um livro com puzzles para recriar em teatro o conto "Capuchinho Vermelho" in Contos de Perrault de Maria Alberta Menéres. 
Não foi um desafio muito fácil, porque embora os alunos já estivessem muito habituados a dramatizar histórias, já escrever em género dramático, sobretudo com as didascálias no gerúndio, foi algo um pouco confuso. Mas, foi bem ultrapassado!
O que mais gostámos foi mesmo de construir o livro em si: pintámos folhas com café para dar ao papel um aspecto de pergaminho, forrámos as páginas, ilustrámos cada ato da peça, fizemos os puzzles e montámos o livro.













Este livro representou a nossa escola numa exposição itinerante pelo concelho.
O livro intitula-se Capuchinho dos nossos sonhos .
Cada aluno da turma tem um papel e está bem caracterizado para representar esta história sobre uma menina milionária, com um guarda-costas que a leva de limousine  até à casa da Avó Aventuras, uma avó muito moderna e bem desportiva. Surpreendidos pelo Lobo Ladrão Moedas, a Avó consegue neutralizar o ladrão, facilitando o trabalho à polícia e acabando numa grande festa...

Adorámos esta atividade!!! Foram momentos bem felizes!  Experimentem...

Sem comentários: